O que é a extensão universitária

A universidade pública é um importante espaço de produção, acumulação e disseminação de conhecimentos.  Ela se fundamenta em três bases inter-relacionadas: ensino, pesquisa e extensão. A Extensão Universitária é a ação da Universidade junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição. É a articulação do conhecimento científico advindo do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade onde a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social.

A Extensão Universitária é, portanto, uma das funções sociais da Universidade, que tem por objetivo promover o desenvolvimento social, fomentar ações de extensão que levam em conta os saberes e fazeres populares e garantir valores democráticos de igualdade de direitos, respeito à pessoa e sustentabilidade ambiental e social. É, portanto, atribuição da universidade, conforme o artigo 4º do Capítulo II do Estatuto da UFES:  “ VII. promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e das pesquisas científica e tecnológica geradas na instituição.”

Além dos cursos de graduação e pós-graduação, a universidade oferece, também, via extensão, cursos de atualização, aperfeiçoamento, capacitação e qualificação para o público, bem como elabora e administra ações sociais e ambientais articulados com e para a comunidade.

Outra função social importante da Universidade é a elaboração e articulação de políticas públicas por meio da participação em fóruns, consultorias e núcleos específicos de atuação.

Além da sua importância como geradora de políticas públicas, a Extensão Universitária deve servir como instrumento de inserção social, aproximando a academia das comunidades e instituições adjacentes.

Na UFES a extensão universitária é gerenciada pela Pró-Reitoria de Extensão – Proex, que dá suporte técnico e material às ações de extensão da instituição. A Proex é responsável pelo registro, certificação, cadastro de bolsistas, editais de fomento, divulgação das ações de extensão e ainda, pela manutenção do Sistema de Gestão da Extensão – o Portal de Projetos.

Podem coordenar ações de extensão professores e técnicos administrativos do quadro de pessoal da universidade, ativos ou aposentados.