-A A +A
Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

Como funciona

A Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) está organizada administrativamente da seguinte forma:

Gabinete

O Gabinete da ProEx é o órgão executivo máximo da Pró-Reitoria, responsável por planejar, administrar, coordenar e fiscalizar todas as atividades extensionistas da universidade, além de fomentar convênios e parcerias para viabilizar projetos relacionados à interação universitária com a comunidade de modo a garantir o desenvolvimento e a visibilidade das atividades e da produção de conhecimento e divulgação da Ufes.

Câmara de Extensão

A Câmara de Extensão é o órgão deliberativo e consultivo sobre a Extensão Universitária. Ele é presidido pelo Pró-reitor e composto por representantes de todos os centros de ensino da Ufes. A Câmara de Extensão é responsável pelo estabelecimento das políticas extensionistas da Ufes e pelo cumprimento das diretrizes nacionais e institucionais da extensão universitária no âmbito dos diferentes Centros e departamentos de Ensino. Os membros da Câmara de Extensão se reúnem em sessões ordinárias, em datas pré-fixadas, uma vez por mês.

Departamento de Gestão da Extensão

O Departamento de Gestão da Extensão é responsável por gerir as ações de extensão, desde sua inclusão no Sistema de Informação, até a emissão de certificado. É composto pelas seguintes divisões:

 - Divisão de Fomento à Extensão: Setor que visa auxiliar coordenadores de projetos na elaboração e gestão das ações de Extensão com vistas a captação de recursos para andamento dos projetos. O setor também coordena o edital de fomento PROEXT e o edital de bolsas.

 - Divisão de Registro de Certificação: Setor responsável pelo registro das atividades junto ao Sistema de Informações da Extensão (SIEX), acompanhamento e monitoramento das ações por meio de relatórios, atualizações das informações e outros procedimentos necessários à gestão da extensão na PROEX.

Subordinado a esta divisão está a Seção de Emissão de Certificados que é responsável por registrar e emitir a certificação de todas as ações de extensão.

Departamento de Política Extensionista

O Departamento de Política Extensionista é responsável por estabelecer uma ligação entre os diversos setores da universidade e da sociedade, incentivando as parcerias público-privadas, bem como incentivando a construção de políticas de apoio à extensão. É composto pelas seguintes divisões:

 - A Divisão de Integração com o Ensino Básico:Responsável pela articulação das atividades da Extensão Universitária com as Escolas de Ensino Básico, atuando em parceria com a Secretaria de Educação e outras Secretarias do Estado e dos municípios. Hoje tem como temática principal a implantação e/ou aprimoramento da Educação em Direitos Humanos.

 - A Divisão de Suporte a Projetos: Responsável por apoiar a comunidade interna da UFES na apresentação e implementação dos projetos de extensão. O setor possibilita aos projetos, por meio de contrato com a fundação de apoio, melhorias na tramitação e aplicação de recursos arrecadados com cursos de eventos na universidade, além de contribuir na organização administrativa dos editais internos de fomento e do programa de bolsas.

Departamento de Inovação e Divulgação da Ciência

O Departamento de Gestão da Extensão é responsável por fomentar a divulgação e estimular a acessibilidade à projetos de extensão.

- Divisão de Integração com o Setor Público e Privado: Responsável pela interação com a comunidade externa no intuito de divulgar programas/projetos de extensão e realizar parcerias para estas ações.

Assessoria de Gestão

A Assessoria de Gestão é responsável por auxiliar administrativamente o gabinete da pró-reitoria, tendo como objetivo a otimização de processos e atividades dos setores. Esta assessoria abarca a seção de apoio administrativo que é o setor de "entrada" para todos os processos, protocolados, solicitações e memorandos que chegam à Proex.

Coordenação de Gestão da Informação

A Coordenação de Gestão da Informação é o setor responsável por apoiar os projetos no que tange a comunicação como criação de logomarcas, material de divulgação de eventos, dentre outras atribuições, dando visibilidade às ações tanto interna quanto externamente.

Além disso o setor é responsável pela Revista de Extensão Guará, periódico institucional voltado para divulgação de ações de extensão no Brasil, América Latina e países Íbero-americanos.

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910