XI Jornada Integrada de Extensão e Cultura: conheça a programação do campus de Goiabeiras

Vem aí mais uma edição da Jornada Integrada de Extensão e Cultura!

Acontece entre os dias 16 a 21 de outubro, na tenda montada no estacionamento do Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras a edição anual da Jornada Integrada de Extensão e Cultura. O evento integra a Semana do Conhecimento da UFES que reúne eventos nas áreas de ensino, extensão e pesquisa, como a Jornada de Iniciação Científica, Mostra de Profissões, Mostra de Física e Química e outros.

A Jornada de Extensão e Cultura, que completa 11 anos em 2023 e já é tradicional em nossa Universidade, traz este ano o tema "Extensão Universitária e Desenvolvimento Sustentável: possibilidades e desafios " e visa divulgar as ações de extensão da universidade, bem como discutir temas de importância para a sociedade. Neste sentido, foram organizadas três mesas redondas, que contarão com convidados como o professor Daniel Rubens Cenci, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, que estará na palestra de abertura, no dia 16 de outubro, às 19h. Todas as mesas redondas serão feitas de forma virtual e transmitidas pelo canal Youtube da Proex.

Já no dia 17/10 acontece a abertura da Tenda da Extensão, a partir das 9h, no estacionamento em frente ao teatro. Este ano o espaço está maior, trazendo 24 projetos que ficarão expostos até o dia 18/10. Estarão presentes os projetos TATO_3ID, Herbário VIES, Dissecção Anatômica: do Laboratório à Exibição Museal,Grupo Extensionista de Arqueologia, Florescer Saúde, Ações Educativas na GAEU, Experimentoteca, Projeto de extensão do PCBM/Hucam, Urbes PIC JR 2023, Núcleo de Estudos sobre Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos, SOMA-SI, Garimpando a Arte, Ecologia Humana do Oceano, Educativo GAP, UFESCheer, Projeto Aerodesign, IntroComp - Introdução à Computação, Educação e culturas de matriz africana, Apoio e Articulação do Fórum de EJA-ES, Boas Práticas de Manipulação de Alimentos/ PINPAC, Programa EVA / Labtar e o Museu de Minerais e Rochas.

Ainda no dia 17, a mesa redonda "A extensão na promoção da Paz, Justiça e Instituições eficazes", trás para o debate os convidados Vinicius Chaves de Araújo, Defensor Público Geral do Espírito Santo e Nara Borgo, Secretária Estadual de Direitos Humanos. Quem fará a mediação dessa mesa será o professor da Ufes, Julio Pompeu.

Durante a jornada serão ofertadas oficinas e minicursos que contemplam várias áreas de conhecimento, do artístico ao tecnológico. Dentre as oficinas ofertadas, teremos: Desenvolvimento Web para iniciantes; Infâncias do campo e a ciranda da Ledoc: descolonização de práticas e saberes, Saúde da Mulher:  principais problemas e como cuidar?, entre outras. Tudo de forma gratuita e com certificação. Para conferir a lista de atividades e fazer sua inscrição, acesse este link.

Fechando os debates, no dia 18 de outubro, também pelo canal Yutube da Proex, acontece a mesa redonda "Erradicação da Pobreza e Fome Zero: Ações Sociais nos territórios por meio da extensão". Mediada pela estudante da Ufes e egressa da Rede de Atendimento Integrada à Criança e ao Adolescente (Rede Aica), Nikoly Moura, a mesa conta com a participação da ativivista e representante jovem dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentáveis no Espírito Santo, Marina Cunico, e da Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professora Ivana Bentes.

No dia 19, quinta-feira, o Cine Metrópolis será palco da entrega do Prêmio de Mérito Extensionisa Maria Filina. A premiação ocorre a partir das 9h e será entregue aos projetos contemplados nos campus de Goiabeiras e de Maruípe.

Complementando o leque de programações, o projeto “Sábado de Esportes e Lazer na Ufes” encerra a jornada. Uma série de atividades culturais, esportivas e recreativas tomará conta do campus goiabeiras no sábado(21), das 09h às 13h.
O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Acompanhe a Proex no Instagram  e fique por dentro das programações

Confira a programação completa da Jornada em Vitória:

16/10 (segunda-feira)

19h: Mesa de abertura - online

Tema:  Extensão Universitária e Desenvolvimento Sustentável: possibilidades e desafios

Canal Youtube da Proex

Convidados:

Prof. Dr. Daniel Rubens Cenci (UNIJUÍ)

Profa. Dra. Elaine Cristina Gomes da Silva (UFES)

Prof. Dr. Yuri Luiz Reis Leite (UFES)

Mediação: Renato Neto - Proex- UFES

17/10 (terça-feira)