VI Jornada Integrada de Extensão e Cultura da Ufes

A Pró-Reitoria de Extensão e a Secretaria de Cultura da UFES têm o prazer de convidar a comunidade universitária e a sociedade em geral para a 6ª Jornada Integrada de Extensão e Cultura, que acontece entre os dias 18 e 19 de Outubro, na tenda montada no estacionamento do Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras, dia 19 de outubro no Campus de Alegre e dias 29 de outubro a 01 de novembro no Campus de São Mateus.

Com o tema "Inovação e Cultura na Redução das Desigualdades", o evento visa divulgar as ações de extensão da universidade, bem como discutir formas de tornar as ações de extensão e cultura afinadas com uma sociedade mais igualitária.

Além da exposição em stands de alguns dos mais de 700 projetos de Extensão da Ufes, incluindo a montagem de um Planetário Móvel na tenda, e da apresentação oral dos bolsistas selecionados para concorrer ao Prêmio de Extensão Maria Filina, a Jornada contará com uma extensa programação cultural que valoriza os artistas capixabas, e com Rodas de Conversa com os temas o papel da Extensão na redução das desigualdades e a cultura como ferramenta para a redução das desigualdades.

Na Tenda, além dos stands de projetos, acontecem shows musicais produzidos pela Secretaria de Cultura da Ufes, sempre no horário do almoço, e as Rodas de Conversa. A Jornada de 2018 também contará com o apoio de quatro food trucks, que irão oferecer cardápio variado.

Durante a VI Jornada Integrada de Extensão e Cultura da Ufes serão oferecidas, também,  oficinas que contemplam várias áreas de conhecimento e que  vão acontecer na tenda da Jornada e em outros espaços da Ufes. Na tenda teremos os alunos do curso de Gemologia integrantes do projeto Garimpando Arte, que irão ministrar a oficina de design de joias. Essa oficina acontecerá no stand do projeto, e será oferecida de hora em hora, com intervalo de 11 às 14h. Também na tenda acontecerá na sexta-feira, dia 19, às 13h, a Oficina de Arduíno, que é um dispositivo elaborado com o conceito de hardware livre que, quando conectado a um microcomputador, pode ser programado para criar ou modificar as funções que equipamentos diversos e a oficina de Bordado, com a bordadeira Leni Antonia Calvi. A oficina de Fotografia será ministrada por Hanna Moraes, que é estudante do curso de Fotografia da UVV e criadora de um projeto que utiliza a Polaroid e a fotografia instantânea como forma de expressão.Na Proex acontecerá a oficina de Compostagem e Gestão do Lixo Doméstico com o coletivo Oficina do Lixo, formado por ex-alunos do curso de Arquitetura, que falarão sobre o reaproveitamento do lixo, a construção de composteiras domésticas e a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente.  Na GAP – Galeria de Arte e Pesquisa da Ufes - acontecerá a oficina Vivência de Biodanza: Ensinar exige alegria e esperança, ministrada por Teresinha Mansur e Marlene Martins, de 9h às 11h. O Programa Cada Doido com sua Mania será responsável pelas oficinas Pintura Terapêutica e Oficina de Imaginação, que utiliza o conceito dos jogos de RPG para estimular os pacientes nas terapias. O Programa Cada Doido com sua Mania e o Centro de Atenção Continuada à Infância, Adolescência e Adultos (situado no Campus do CCS) têm experiência de 34 anos em formação profissional e atendimento em saúde mental.

As inscrições para as oficinas da VI Jornada Integrada de Extensão e Cultura podem ser feitas aqui.

A Jornada acontece dentro da Semana do Conhecimento da UFES que reúne eventos nas áreas de ensino, extensão e pesquisa, como a Mostra de Profissões, Mostra de Física e Química e a Jornada de Iniciação Científica.

Confira a programação completa:

PROGRAMAÇÃO COMPLETA da VI JORNADA INTEGRADA DE EXTENSÃO E CULTURA

18/10: Campus Goiabeiras

9h – Abertura da Tenda com a apresentação do Projeto de Extensão Fordan

09:30 - Roda de Conversa: O papel da extensão na redução das desigualdades

Mirian Magdala –Ana Herkert  - Francisco Zaganelli - Nicole Soares – Rafael Viera

12h – Música ao vivo

14h – Show de Química - Prof. Onério

15h – Apresentação do do projeto Brincarte - Laefa

16h – Apresentação Cultural

14:00 Início Comunicação Oral dos selecionados para concorrer ao Prêmio de Extensão Maria Filina  - Local: auditório Proex

19/10: Campus Goiabeiras