Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

Vem aí a VII Jornada Integrada de Extensão e Cultura da Ufes

A VII Jornada Integrada de Extensão e Cultura da Ufes acontecerá dia 18 de outubro no campus de Alegre, nos dias 24 e 25 de outubro no campus de Goiabeiras, e dias 6 e 7 de novembro no CEUNES.  A programação, no entanto, começa no dia 21 de outubro, com as apresentações orais dos candidatos ao Prêmio de Mérito Extensionista Maria Filina. E, na quarta, dia 23, com a palestra da Diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq,  Adriana Tonini, que falará sobre a Secretaria  Nacional de Ciência e Tecnologia: o CNPq e o Fomento à Divulgação Científica, às 10h, no auditório do PPGFis, no campus de Goiabeiras.. A Jornada integra a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia e a Semana do Conhecimento da Ufes, e tem como tema a “Extensão e Sustentabilidade – A bioeconomia como prática extensionista”,  buscando oportunizar à comunidade em geral e aos estudantes da Educação Básica o conhecimento sobre a atuação da extensão universitária da Ufes.

Em 2019 a nossa Jornada Integrada de Extensão e Cultura da Ufes acontecerá em um formato diferente. Ao invés de uma grande programação na tenda da Jornada, como nos outros anos, a VII Jornada se constituirá por trilhas que percorrerão vários espaços do Campus de Goiabeiras. As Trilhas da Extensão são rotas que passarão pelos equipamentos fixos dos programas e projetos de extensão, além dos espaços que serão criados especificamente para o evento.

Outro diferencial da Jornada em 2019 é a Alameda da Extensão, que será a utilização da rota que começa entre a entrada da Proex e o Teatro Universitário e vai até a entrada da Galeria de Arte e Pesquisa - GAP. Na Alameda da Extensão acontecerão as programações culturais, com apresentação de bandas de congo, grupos de dança dos projetos Laefa, Fordan e Dança Senior, ensaio aberto de maracatu, afoxé e rítmos Ketu com o Arakorin e o grupo Santa Maria, discotecagem com o projeto Radiola Capixaba, apresentação de MPB com Alice Azevedo, de rock com a Banda Cósmica e de chorinho com o grupo Heptosopro, além de exposição de artesanato.

No Teatro Universitário estará acontecendo, dia 24, de 12h às 15h, o Circuito Multicultural, programação da Secretaria de Cultura da Ufes que integra a Jornada. O Cine Metropolis vai abrigar o lançamento do documentário Senhoras do Dendê, de Jefferson Gonçalves e Alzenira Baptista, seguido de debate e apresentação de Jongo. Na GAP, além da exposição, haverá o lançamento do livro O Dia em que mudei de nome – hanseníase e estigma , organizado pela professora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) Patrícia Deps, com projeção de fotos de Tadeu Bianconi, além das oficinas de aeromodelo e desenho.

O Museu de Ciências da Vida estará aberto para visitação guiada e também oferecerá oficinas. A Estação Solares, no Centro de Vivência, será transformada num stand das produções do projeto Solares e também oferecerá a oficina “carrinho solar”.

Na Biblioteca Central, grande parceira da Proex na VII Jornada, estarão instalados o Planetário Móvel (nos pilotis, ao lado da biblioteca), o Espaço Erus da Equipe de Robótica, com mostra e corrida de robôs, e a exposição de jóias do curso de Gemologia. Também lá acontecerão muitas oficinas (acompanhe nossa programação para saber mais).

No Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) a VII Jornada acontecerá no prédio do curso de Gemologia, que abrirá seu laboratório para mostrar o processo de fabricação de uma jóia e oferecerá oficinas de design de jóias. O Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) abrigará as Rodas de Conversa programadas para a Jornada, além do espaço do Museu de Rochas e Minerais, no ICIII. No auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) acontecem as apresentações dos projetos Show de Física e Show de Química, que mostram as curiosidades da Física e da Química para o público leigo. no Centro de Educação estará acontecendo a III FLIBAV - Feira Literária Brasil-África.  Já o Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus de Maruípe, terá o Laboratório de Plastinação aberto para visitação, além de oferecer uma aula prática de Anatomia aberta para a comunidade. Até mesmo as passarelas de acesso da Ufes serão palco da VII Jornada, com a disputa da final da II Mostra Estadual de Astronomia, Astrofísica, Astronáutica e Cosmologia (Astro), organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação da Ufes (PPGCosmo). No Centro de Ciências Exatas acontece a Mostra de Ciências, que começa dia 22 de outubro e vai até dia 25. A Mostra de Ciências acontece desde 1997 e tem papel fundamental na atração de jovens para os cursos de áreas científicas e tecnológicas da Universidade, pois é uma excelente oportunidade para esses jovens conhecerem e vivenciarem o ambiente universitário, público, e de reconhecida qualidade.

Um grande destaque desta VII Jornada é a oferta maior de oficinas. Já temos 28 oficinas confirmadas, com temas diversos, tais como Robótica e Energia Solar, Fotografia de Natureza, Canto Coral, Design de Jóias, Desenhando no Museu e artesanato (Bordado e Crochê), etc. As inscrições para as oficinas podem ser feitas no formulário disponível no site da Proex. As oficinas estão abertas ao público em geral e são totalmente gratuitas.

A tradicional premiação do Prêmio de Mérito Extensionista será feita no dia 25, 10h e 30min, na tenda de apoio, em frente à Gap, na Alameda da Extensão.

A VII Jornada também contará com três rodas de conversa que serão realizadas no Anfiteatro 1 (Ed. Didático do CCHN), às 9h com os temas:
1-Extensão e Sustentabilidade no Contexto dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU (dia 24), com os professores Patrícia Gomes Rufino Andrade, Juliana Silva França e Sérgio Lucena, com mediação da pró-reitora de extensão, Tânia Delboni; 2- O Empreendedorismo e a Inovação no Espírito Santo, (dia 25) com Maria José Pontes, Mírian de Magdala Pinto e Laércio Ferracioli, com mediação de Roquemar de Lima Baldan.

Também no dia 25, na GAP, o papo será com o Coletivo Café Preto e as professoras Gilka Flores e Stela Maris, que vão estabelecer um diálogo entre a arte e a Negritude.

Para que tudo isso funcione, teremos o apoio de monitores voluntários alunos de vários cursos da Ufes, que tanto farão o apoio na tenda de recepção, quanto nas Trilhas da Extensão, nas exposições e nas oficinas.  

A VII Jornada Integrada de Extensão e Cultura da Ufes conta com o apoio da SECTI – Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES).

Acompanhe a Proex nas redes sociais (facebook, instagram e no podcast do programa Proex em Foco ) para saber a programação completa.

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910