Ufes assina termo de cooperação com Rede Gazeta para projetos no GazetaLab

A UFES, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, assinou hoje (22) o termo de cooperação com a Rede Gazeta  para que alunos e professores da instituição participem do projeto GazetaLAB. O evento aconteceu na sala vip da Rede Gazeta e contou com a presença do reitor da Universidade, professor Reinaldo Centoducatte, do presidente da Rede Gazeta, Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Filho, da Pró-Reitora de Extensão, professora Angélica Espinosa Barbosa Miranda, da Gerente de Relações Institucionais, Luciane Ventura, dos professores que coordenarão os primeiro projetos, Cristina Engel de Alvarez, Marta Monteiro da Costa Cruz e Hugo Cristo Sant´anna, além dos alunos envolvidos.

O GazetaLab é uma iniciativa da Rede Gazeta que visa promover maior interação entre o mercado e as instituições acadêmicas no desenvolvimento de projetos inovadores, oferecendo um espaço para a troca de experiências, envolvendo profissionais da empresa e alunos da universidade.

Neste primeiro momento dois assuntos serão abordados por grupos distintos de alunos e professores da UFES: Mobilidade Urbana, que terá como tutores os professores Cristina Engel, Paulo Vargas e Marta Monteiro e composto pelos alunos Cláudia dos Santos Pereira, Jordano Francesco Gagno Brito, Juliana Amaral Dias Vieira, Malena Ramos Silva, Suelem Bertollo, Yulli Ribeiro Mapelli, e pela servidora e arquiteta Renata Cerqueira do Nascimento Salvalaio, e tem como objetivo Identificar as potencialidades e problemas para a Mobilidade Alternativa na cidade de Vitória a partir da percepção dos usuários, priorizando o deslocamento a pé e com bicicleta. “A identificação dos aspectos positivos e negativos da infraestrutura e ambiência existente para o incremento no uso de bicicletas e percursos a pé, subsidiará a proposição de diretrizes visando o posterior desenvolvimento de políticas públicas voltadas especificamente para esse tipo usuário”, explicou a professora.

O outro grupo, coordenado pelo professor Hugo Cristo Sant´anna, trabalhará com tema Tecnologias e Design para a criação de oportunidades de educação nos presídios capixabas. “O objetivo do projeto é investigar possibilidades de uso das tecnologias de informação e comunicação na criação de oportunidades de educação para os internos do sistema prisional capixaba.”, destacou o coordenador. O grupo será composto por estudantes de graduação dos cursos de Design, Psicologia, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção e Cinema e Audiovisual.

Os grupos terão encontros semanais no espaço do Gazeta LAb e quatro meses para finalizar o projeto. Segundo a Pró-Reitora de Extensão a iniciativa trará para ambos os envolvidos, conhecimentos e propostas de ações de temas muito discutidos na atualidade. “A vivência de projetos como estes proporciona ao aluno aplicar o conhecimento adquirido na academia em questões práticas do cotidiano, enriquecendo sua formação e trazendo-o para o mercado de trabalho”, destacou Angélica Miranda.