Projetos de Extensão participam de "Arraiá da Saúde" em Guriri

O curso de Enfermagem do CEUNES realiza nesta sexta-feira (29), a partir das 08h00, na Unidade Básica de Saúde de Guriri, o Arraiá da Saúde: Guriri em ação. O evento conta com a participação dos estudantes do 3º período de Enfermagem do Centro Universitário Norte do Espírito Santo e é coordenado pelas professoras Leticya Negry e Karllian Kerlen Simonelli Soares e Suzana Bubach.

No clima de festa junina, as atividades abordarão os temas alimentação saudável, higiene bucal, tuberculose, infecções sexualmente transmissíveis, hipertensão e diabetes. Também serão ofertados serviços de testes de glicemia e aferição de pressão arterial. Segundo Leticya Negri,uma das coordenadoras do evento, vários projetos de extensão estarão participando da atividade. "O Curso de Enfermagem do CEUNES tem um curriculum com atividades que integram universidade e comunidade, desde o início da graduação, realizando diversas ações em São Mateus e entorno. Este evento reunirá os projetos de extensão como Ceunes em Ação: desmistificando a tuberculose em São Mateus, o Feliz Idade, Saúde em Cena, produção do Cuidado DST/AIDS, Bebê que Mama, entre outros, que atuam junto às unidades de saúde e escolas da região", explicou a professora.

Os estudantes envolvidos nos projetos de extensão irão ajudar no evento e estão muito animados.Desde a criação do curso, cada turma de Enfermagem do Ceunes apadrinha uma comunidade, com suas respectivas Unidades Básicas de Saúde e nesse território ficam até o final da graduação. Atualmente a turma do 3º período acompanha a comunidade de Guriri e realiza atividades de promoção à saúde, prevenção a doenças, visitas domiciliares e atos educativos em escolas. A docente Karllian Kerlen Simonelli Soares, que também está cuidando dos preparativos da ação, destaca a importância do contato desses estudantes com a população. “O foco é cuidar da comunidade, mas os alunos acabam sendo beneficiados pois aplicam na prática a teoria absorvida na Universidade", destacou a professora.