Projeto de Extensão Design Joia realiza oficina em Barra do Jucu

O Projeto de Extensão DESIGN JOIA, por meio do seu laboratório LabDesignJoia, realizou uma oficina participativa com o coletivo Barra de Renda, da Barra do Jucu. O evento aconteceu entre os dias 26 a 29 de maio de 2023, na Barra do Jucu, em Vila Velha, e contou com a participação de rendeiras, estudantes de diversos cursos da Ufes e profissionais ligados ao design de produtos, comunicação e marketing e do ramo de joias.

O intuito da oficina, que teve o apoio do SEBRAE,  foi apresentar aos participantes as possibilidades de desenvolvimento de joias a partir da cultura local, que envolve a renda de bilro. A programação incluiu palestras com temas como Renda de Bilro - Processo de produção e valor cultural; Barra do Jucu - Identidade territorial ; Minerais e outros materiais e sustentabilidade - Principais tipos de matérias primas capixabas  e Design - Arte e conceito.

Segundo o coordenador do projeto, professor Marcos Antonio Spinassé, o que se pretende é, ao final desenvolver um portfólio de produtos que se enquadre no espectro dos adornos e que possam ser produzidos de forma artesanal, parcialmente ou integralmente, pelas rendeiras, condicionando, assim, o projeto ao resgate cultural que é o motivo fundamental da existência do Coletivo Barra de Rendas." Este é o primeiro projeto que estamos desenvolvendo em nosso laboratório e já se apresenta como um grande desafio. Já executamos as etapas do Briefing, que coletou informações e definiu o problema de projeto, fizemos pesquisas exploratórias para obter dados iniciais e realizamos essa Oficina de Criação, que gerou o marco conceitual e um conjunto de propostas de alternativas incipientes", explicou o coordenador.

Os próximos passos incluem a entrega de projeto executivo de uma linha de produtos que possa ser produzida em escala pelo setor joalheiro para que o Coletivo Barra de Renda autorize a produção em troca de royalties a ser revertido para o próprio Coletivo. "Além da linha de produtos, intitulada Joias da Barra, que é de propriedade do Coletivo Barra de Renda, o LabDesignJoia também entregará uma proposta de um sistema de embalagens e de uma estratégia de comunicação mercadológica para que eles dêem prosseguimento às suas atividades", esclareceu Spinassé.

O LabDesignJoia

O projeto LabDesignJoia surgiu da necessidade percebida pelo coordenador, que é professor do curso de Gemologia da Ufes, de desenvolver projetos de design a partir das demandas oriundas da iniciativa privada, do terceiro setor e de outras instituições que compõem o setor produtivo, relacionados com o ramo de joias,adornos e afins, visando a qualificação para geração de trabalho e renda dos envolvidos nestes segmentos, principalmente os de grande relevância social. Neste sentido criou-se o Laboratório de Design de Joias, que dentre outras atividades, realiza as oficinas Criativas Participativas, envolvendo pessoas da comunidade produtiva.

O primeiro coletivo atendido pelo projeto é o Coletivo Barra de Renda, que visa resgatar o ofício de renda de bilros na Barra do Jucu. A metodologia aplicada envolve a identificação das demandas, definição da problemática, geração de alternativas e implementação in loco das sugestões apresentadas.

O projeto está de portas abertas para interessados em participar e em breve abrirá processo seletivo para alunos voluntários que queiram se juntar ao grupo.