Inscrições de propostas para Operação Mangabeiras do Projeto Rondon abertas até 7 de agosto

O Ministério da Defesa lançou edital para as operações de janeiro de 2024 do Projeto Rondon: “Operação Mangabeiras”. Na Ufes, a Proex está responsável pela seleção das propostas a serem encaminhadas. O prazo para envio das propostas para a Proex é dia 7 de agosto de 2023 e devem ser  encaminhadas para o email assessoriadegestao.proex [at] ufes.br com a seguinte menção no item ASSUNTO: EDITAL RONDON 2023.

As propostas de ação devem ter caráter extensionista e contribuir para o desenvolvimento sustentável, o bem estar social e a qualidade de vida nas comunidades e para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário, usando as habilidades universitárias.   Poderá se candidatar o responsável técnico, subcoordenar e professor reserva que possuam experiência na Coordenação de ação de extensão, ativa ou não, devidamente cadastrada no Sigex/Proex até a data de publicação desta chamada pública.

Confira as regras para envio na Chamada Pública.

O Projeto Rondon

O Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho político e estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, destinada a contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais e visando ao fortalecimento da Soberania Nacional. Existente desde 1966, tem como objetivos: Contribuir para a formação do jovem universitário como cidadão; Integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País; Consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social coletiva em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais; Estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

Cada Instituição de Ensino Superior pode inscrever até duas propostas de trabalho: uma na ação A ou B e uma para a ação C. As ações denominadas “A” envolvem as áreas da Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde; “B” abrangem as áreas de Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, e Trabalho. E as ações “C” envolve Cobertura Jornalística e Produção de conteúdo das atividades do projeto.

O Edital completo pode ser lido na página no Projeto Rondon