Atlas da migração no Espírito Santo

Os professores do Departamento de Geografia da Ufes, Ednelson Mariano Dota, André Luiz Nascentes Coelho e o geógrafo Danilo Mangaba de Camargo lançaram, por meio da editora Proex Ufes, o Atlas da migração no Espírito Santo.

A publicação é um dos resultados do Projeto de Extensão “Os perfis sociais dos fluxos migratórios no Espírito Santo” e apresenta uma série de mapas sobre a dinâmica migratória no Estado, analisando a dinâmica espacial dos fluxos migratórios ao longo da década de 2000.

Edital Proext 2017 pode sair ainda em dezembro

Em reunião realizada dia 7 de dezembro com a participação de membros da Comissão Nacional de Extensão Universitária, do presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão (FORPROEX) e do Fórum Nacional de de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e IES Comunitárias (FOREXT), o diretor de Políticas e Programas de Graduação da Secretaria de Educação Superior do MEC, Vicente de Paula Almeida Júnior, informou que o Edital Proext 2017 está, no momento, sendo apreciado pela consultoria jurídica do MEC e será encaminhado para publicação e divulgação assim que for aprovado.

Curso de Formação de Defensores Públicos

A Defensoria Pública do ES, em parceria com o projeto Organon ( Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Mobilizações Sociais do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFES) e o NEPED (Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres da Universidade Federal de São Carlos – UFScar) realizará, dias 15 e 16 de dezembro, um curso de formação de Defensores Públicos para proteção de direitos das populações atingidas por desastres e crimes ambientais.

Proex visita Projeto GazetaLab

Equipe da Pró-reitoria de Extensão realizou na tarde dessa quinta-feirta (17,) visita a sede da Rede Gazeta para conhecer o projeto GazetaLab, uma iniciativa que visa promover a interação entre o mercado e as instituições acadêmicas no desenvolvimento de novos projetos.

Proex discute plano de trabalho para Programa Cidadania nos presídios

A equipe da Proex se reuniu nesta manhã de quinta-feira (17), com a coordenadora do programa Cidadania nos Presídios no Espírito Santo, juíza Gisele Souza de Oliveira, e com a Gerente de Educação e Trabalho, Regiane Kieper Nascimento, para discutir o plano de trabalho elaborado por coordenadores de projetos de extensão da UFES, visando atender as demandas apresentadas pela Universidade no Cárcere, braço social do programa.

Arena Itinerante - Grandes Empreendimentos e o Desastre da Samarco

O chamado "desastre ambiental de Mariana" é considerado o maior desastre de mineiração do mundo. 16 de novembro de 2015 é a data da chegada da lama da Samarco no Espírito Santo. O primeiro município capixaba atingido foi Baixo Guandu.

Observatório Interinstitucional Mariana-Rio Doce abre vaga para bolsista

O observatório Interinstitucional Mariana- Rio Doce está com edital aberto para contratação de 01 (um) bolsista de pós-doutorado para atuar no âmbito do projeto.As inscrições podem ser feitas de 07 a 25/11 e o valor da bolsa é de R$ 4.100,00, com duração de até 24 meses.

Proex realiza visita técnica à universidade argentina

No último dia 1 de Novembro, a Pró-Reitora de Extensão, Angélica Espinosa Barbosa Miranda, realizou um visita técnica  à Pró-Reitoria de Extensão da “Universidad Nacional Del Litoral” (UNL) na cidade de Santa Fé, Argentina. O encontro  foi articulada na UNL com o Professor Gustavo Menendez (Pró-Reitor de Extensão da UNL) e Amélia Buscemi (Coordenadora da área de Internacionalização da Extensão) e  teve como objetivo a implementação na cooperação bilateral de projetos de extensão no âmbito do termo de cooperação assinado  pela UFES com a Universidade argentina.

Proex lança Portfólio: O Fazer Extensionista

A Pró-reitoria de Extensão lançou durante a 4ª Jornada Integrada de Extensão e Cultura, que aconteceu nos últimos dias 19 e 20 de Outubro, no campus de Goiabeiras, em Vitória, o primeiro fascículo do seu portfólio " O fazer Extensionista".

Edital de seleção de Tutor do Grupo PET – PET CONEXÕES LICENCIATURAS

O Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação – CLAA, do Programa de Educação Tutorial (PET), vinculado à Pró Reitoria de Graduação - PROGRAD/UFES - comunica a abertura das inscrições para o processo seletivo para Tutor do Grupo PET Conexões LICENCIATURAS. Será aberta uma vaga para a atividade docente, a vigorar a partir de 02 de janeiro de 2017. As inscrições podem ser feitas no DAA/Prograd, sala 2, de 07 a 11 de novembro.

Reuni

Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910