Venha comemorar os 2 anos do MCV

O Museu de Ciências da Vida – MCV - completa 2 anos de existência em seu espaço permanente, no campus de Goiabeiras da Ufes, dia 9 de março. E para comemorar a data a equipe do MCV está preparando um evento, que ocorrerá nos dias 9 e 10 de março, nos campi da Ufes de Goiabeiras e Maruípe. A abertura será no Cine Metrópolis, e contará com a participação de diversas autoridades da Universidade.

Como parte da programação de comemoração o MCV fará o lançamento de sua mais nova peça, “Tomografia”, resultado de dois anos de trabalho de plastinação de um corpo humano inteiramente fatiado, que mostra em peças reais as imagens que se buscam na tomografia computadorizada.

Como parte da programação haverá também o lançamento do Programa de Multiplicação do Conhecimento, que visa, por meio de um ciclo de palestras e atividades práticas, compartilhar o conhecimento adquirido pelo coordenador do MCV, prof. Athelson Stefanon Bittencourt, durante sua visita técnica ao Laboratório de Plastinação e ao Museu de Anatômico Veterinário da Universidade de Múrcia-Espanha, realizada dentro do programa “Bolsa Ibermuseus de Capacitação”.

O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

Para participar, inscreva-se no link a seguir: https://forms.gle/xHGZFXZLntvLRGoW9 Sua participação será confirmada por e-mail.

Mais informações  no e-mail ufes.mcv [at] gmail.com

Programação:

Segunda-feira, 9 de março de 2020:

Registro entrega de material

Cine Metrópolis - Ufes

14:00

Abertura e boas vindas:

Prof. Dr. Athelson Stefanon Bittencourt – Coordenador do MCV

Professores colaboradores do MCV

Profª. Drª. Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni – Pró-Reitora de Extensão da UFES

14:40

I – Palestra: Resultados e Perspectivas do Museu de Ciências da Vida (MCV);

Equipe de Alunos Estagiários e Bolsistas do MCV

II - Palestra: Lançamento da peça “Tomografia” –

Prof. Dr. Athelson Stefanon Bittencourt - UFES

Tec. Yuri Favalessa Monteiro – Pesquisa de Mestrado - UFES

15:20

III - Prática: Visita guiada ao MCV – Apresentação da peça “Tomografia”

15:50

IV - Palestra: Museus como instrumento de transformação social;

16:50

V - Debate: Discussão sobre o tema: Museu como instrumento de transformação social;

Terça-feira, 10 de março de 2020:

09:00

VI - Palestra: Museus pelo mundo: Compartilhando experiências (Brasil, México, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Itália, Rússia, China, Espanha e França).

09:30

VII - Palestra: Experiência vivenciada na Universidade de Murcia-Espanha (Museu de Anatomia Veterinária, Lab. de Plastinação e Anatômico).

10:30

Intervalo

10:45

VIII - Palestra: - Plastinação no Brasil e no Mundo

11:30

Intervalo para almoço

13:30

IX - Prática: Visita técnica ao Laboratório de Plastinação da UFES – Processo de dissecção e preparação de espécimes veterinários.

Equipe do Laboratório de Plastinação

13:30

X - Prática: Visita técnica ao Laboratório de Plastinação da UFES – Estrutura laboratorial e processo de plastinação.

Equipe do Laboratório de Plastinação

17:30