Ufes apresenta programa Ensino de Ciências em Rede: pensar e fazer na Escola.

Com os objetivos de estimular o interesse dos alunos do Ensino Básico pelas carreiras das ciências, identificar jovens talentos, fortalecer a interação entre as escolas e os espaços das ciências, e, finalmente, criar a Rede de Ensino de Ciências no ES, foi lançado hoje, dia 16 de dezembro de 2019, na Ufes, o programa Ensino de Ciências em Rede: pensar e fazer na Escola.

O programa surgiu a partir do Edital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e a Ufes foi uma das 19 universidades selecionadas para desenvolver as ações do programa. A iniciativa conta com a parceria do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) e das secretarias de Educação do Estado (Sedu) e de 15 municípios espírito-santenses diretamente envolvidos.

"Esse grupo busca aprimorar a qualificação de professores para ensinar ciências de forma investigativa, inovadora, criativa, interdisciplinar, com o foco nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio", explica a professora Viviana Borges Cortes, uma das coordenadoras do programa no ES.

A meta é qualificar 960 professores, atingir 166.600 alunos da rede básica e estudantes de graduação e fortalecer a Rede de Ensino de Ciências no estado.
O programa foi apresentado pela professora Viviana Cortes (Dep de Biologia), que juntamente com o prof. Giuseppi Camiletti (Dep. de Física) e Paulo Rogério Garcez de Moura (Dep. de Química), coordenam as ações no Espírito Santo.