Revista Guará está na lista do Qualis-Periódicos da CAPES

A Revista Guará, periódico científico semestral, produzido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFES, já consta na lista de veículos classificados no sistema Qualis-Periódicos da fundação Capes, divulgado no início deste ano na página da instituição.

De acordo com a editora responsável da revista, Angélica Espinosa Barbosa Miranda, a inserção da Guará é fruto do trabalho e dedicação de todos os envolvidos. " Saber que a Revista Guará, um veículo de comunicação institucional, que publica exclusivamente resultados de ações de extensão, está inserida no sistema Qualis, da Capes, nos faz acreditar que estamos seguindo no caminho certo para que a extensão universitária conquiste seu espaço e credibilidade no mundo científico", destacou a editora.

A classificação é realizada pelos comitês de consultores de cada área de avaliação seguindo critérios previamente definidoque procuram refletir a importância relativa dos diferentes periódicos para uma determinada área. Em letras/linguística, por exemplo, a Guará está com classificação B2, enquanto em Ensino ela possui classificação B3. " O próximo desafio é mantermos nossas publicações no formato impresso, mesmo com a escassez de recursos, além de garantir o bom nível dos artigos que têm sido publicados no periódico", acrescentou Angélica Miranda

O veículo teve seu primeiro número lançado em 2012 , com edições temáticas envolvendo as áreas de extensão universitária. Foi percebido então, que muitas ações de extensão se desenvolviam inter e multidisciplinarmente, o que fez o conselho editorial optar por lançar um periódico que englobasse todas as áreas. "Passsamos a receber artigos e relatos de várias regiões do Brasil, o que contribuiu para a divulgação e incentivo no recebimento de material para  publicações sobre a extensão universitária", afirmou a assistente editorial do periódico, Paola Primo.No início de março será aberta chamada para recebimento de artigos para o novo número, a ser lançado em Julho deste ano.

A Revista Guará está disponível no endereço eletrônico periodicos.ufes.br/guara

Confira a classificação da Revista Guará nas várias áreas de avaliação.