Projeto Solares está na final global do EDP University Challenge

Projeto Solares se classifica para final global do EDP University Challenge

Os alunos do Projeto Solares estão classificados para a final global do EDP University Challenge, que acontece em Lisboa, Portugal, nos dias 26 a 29 de outubro. A etapa brasileira que deu vaga na próxima fase do desafio para os membros do projeto aconteceu nessa terça-feira (17), em São Paulo, e teve como tema “Casa do Futuro”.

André Crivelari, João Manoel Lima e Luma Fraga, orientados pelo professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Bruno Venturini, apresentaram um projeto de dispositivo de automação residencial como uma solução para o desafio do tema. “Foi uma experiência muito engrandecedora, uma oportunidade única para gente, como alunos e membros do Solares, de mostrar nossa capacidade de desenvolver uma ideia e apresentar uma solução para o futuro. Toda a caminhada, desde a pensarmos o que faríamos até chegarmos em São Paulo, foi incrível. Estamos muito felizes com tudo isso e de termos conseguido avançar para a próxima fase”, contou Crivelari.

Além do Solares, outras duas universidades representarão o Brasil em Portugal. A Universidade de São Paulo (USP), com o projeto “Oikos Experience” e a Escola Politécnica da USP, com a “Gamificação da conscientização energética usando interfaces conversacionais e predição”.

O desafio

O EDP University Challenge é um projeto global da EDP para jovens universitários do Brasil, Portugal e Espanha que tem como objetivo fomentar a prática do conhecimento adquirido em sala de aula por alunos da graduação, pós graduação e mestrado. Além disto, o desafio ainda promove uma rede de ligação entre as universidades e o mundo corporativo.

Final global

A final acontece em outubro, em Portugal, e os alunos da Ufes competirão com universitários portugueses e espanhóis. Na final, os projetos brasileiros competirão com os de Portugal e Espanha, e a equipe vencedora ganhará uma viagem para o Vale do Silício, na Califórnia.

Publicado em 19/09/2019