Projeto Imersão em Design inicia parceria com artesãos da região de montanhas do Estado

O Projeto de Extensão Imersão em Design na Agroindústria, desenvolvido pelo Laboratório e Observatório de Ontologias Projetuais (Loop) da Ufes em parceria com o Instituto Federal do ES e o Montanhas Capixabas Conventions & Visitors Bureu, realizou no último dia 22 de fevereiro o primeiro encontro com um grupo e artesãos da região de montanhas.

O projeto, que desde 2014 vem apoiando cerca de 30 empreendimentos da agricultura familiar e agroindústrias de pequeno porte no noroeste capixaba, deu início ao atendimento a artesãos e demais atividades relacionadas ao agroturismo nos municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

Nos meses de fevereiro a abril, os empreendedores da região de montanhas participarão de oficinas de design participativo ministradas por estudantes do Curso de Design da Ufes com temáticas relacionadas a métodos de técnicas de fabricação, construção de identidades visuais e embalagens, estratégias de exposição dos produtos e layout do ponto de venda. Os artesãos também participaram de qualificações oferecidas pelo Sebrae e por professores do Ifes de Venda Nova do Imigrante no contexto do projeto Eco Arte.

Ao final das oficinas, os artesãos participantes do projeto organizarão um evento para apresentação dos resultados no município de Venda Nova do Imigrante.

Fotografia e texto: Hugo Cristo