Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

Projeto da Ufes produz e doa mais de 30 mil litros de antissépticos

Na camada mais superficial da pele podem-se encontrar bactérias, fungos e vírus, como o vírus da Covid-19. Por isso a higienização das mãos é uma das medidas individuais mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação de infecções. Esta higienização pode ser realizada com alta eficiência por antissépticos a base de álcool 70%. Pensando nisso, a Ufes criou o projeto Antissépticos Ufes, que produziu e doou mais 30 mil litros de antissépticos à base de álcool 70% para o combate ao vírus da Covid-19.

Os beneficiados das primeiras doações foram hospitais públicos, postos de saúde de diversos municípios, além de empresas públicas destinadas ao atendimento da população e dos setores da Ufes que estão mantendo o trabalho presencial.

Mas o projeto também ampliou esse atendimento para a população de baixa renda, por meio de um convênio com as Secretarias de estado e dos municípios, além de órgãos públicos como o Ministério Público. Essas parcerias possibilitaram o atendimento de comunidades de baixa renda, presídios e casas de acolhimento de idosos em todo o Estado.

Com a produção rigorosamente controlada nos laboratórios do Centro de Ciências da Saúde da Ufes (CCS), o projeto envolveu também outros Centros de Ensino, docentes e alunos de pós-graduação e técnicos da universidade, além de alunos da graduação.

Para a realização do projeto a equipe montou, no CCS, um laboratório com todas as características necessárias para a produção em larga escala, sob a coordenação do professor Alexandre Santos, que comandou todas as etapas da produção e possibilitou a liberação na Anvisa. A responsável técnica foi a professora Mariana Pinheiro, que obteve o registro da produção junto ao Conselho Regional de Farmácia e treinou a equipe para a produção. O controle de qualidade foi supervisionado pela professora Claudia Jamal, que também acompanhou todas as fases da produção. O controle de doações foi coordenado pela professora Polyana Dalpiaz, a técnica Daina Campos e a doutoranda Dayane Rosa. Além dos professores, atuaram na coordenação da produção os doutorandos Fabiano Cruz e Antônio Vasconcelos e a técnica Luana Lazzari, que administraram a área de produção dos antissépticos, com a colaboração de 28 alunos de graduação. O diretor de Gestão da Proex, professor Athelson Bittencourt, foi responsável pela viabilização estrutural, financeira, a compra dos produtos e matérias primas, além de ser o responsável pela assinatura institucional de liberação de doação pela UFES. Foi também o idealizador do projeto de escalonamento da produção.

Todo esse esforço da equipe do projeto teve início em março e terminou dia 19 de setembro, com a entrega de mais de 30 mil litros de antissépticos à base de álcool. Foram beneficiados 36 municípios capixabas, idosos internos em casas de longa permanência em todo o estado, 35 Unidades Prisionais, agricultores atendidos pelo Incaper, além de comunidades e associações populares. O projeto também atendeu à demanda interna da universidade, distribuindo o antisséptico aos setores que ainda mantém o atendimento presencial.

Além da importância da ação extensionista, o projeto também visou o ensino e aprendizagem dos alunos de graduação e pós-graduação, pois montou uma estrutura física, logística e de pessoal de uma empresa para produção de antissépticos, possibilitando a eles a vivência de todas as etapas de produção, do início da montagem até a distribuição. Por meio do projeto, os alunos puderam enfrentar e solucionar as dificuldades de todas as fases, desde a produção até a logística de distribuição.

Além do pessoal da Ufes, algumas empresas particulares foram essenciais à realização do projeto, apoiando com equipamentos e material para envasamento e embalagem do produto final: Água Mineral Pedra Azul, Refrigerantes Coroa, Embali, Technip, WEG equipamentos elétricos e  Inoves Soluções industriais.

 

Quer saber mais sobre o projeto? Então não perca o Proex em Foco do dia 24 de setembro, quinta-feira, 19, no nosso canal do YouTube, quando os coordenadores falarão ao vivo sobre todas a saga da produção de 30 mil litros de antissépticos à base de álcool nos laboratórios da Ufes.

 

Veja abaixo a relação dos municípios e órgãos atendidos pelo projeto:

 

Cidades atendidas pelo projeto (36)

Alegre

Alfredo Chaves

Anchieta

Apiacá

Aracruz

Barra de São Francisco

Boa Esperança

Cachoeiro de Itapemirim

Cariacica

Colatina

Dores do Rio Preto

Ecoporanga

Guaçuí

Guarapari

Iconha

Iúna

Jaguaré

Laranja da Terra

Linhares

Marataízes

Marilândia

Mimoso do Sul

Montanha

Muniz Freire

Nova Venécia

Piúma

São Domingo do Norte

São Matheus

Serra

Sta. Mª de Jetibá

Sta. Tereza

Venda Nova do Imigrante

Viana

Vila Pavão

Vila Velha

Vitória

 

Orgão Públicos atendidos pelo projeto:

QUANTIDADE EM LITROS

Fundo municipal de Santa Tereza

400

Secretaria Municipal de saúde de jaguaré

300

HUCAM- Banco de leite

50

SESA- lar do idoso

500

Secretaria de Saúde de Vila Pavão

200

Secretaria municipal de Saúde de São Matheus

1000

SEMAS B. de São Francisco

500

SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIÇA - SEJUS

3200

SEMAS - CARIACICA

1000

Hucam -Gep- Igreja Batista de Novo mexico

100

Sec. Saúde de Alfredo Chaves

850

INCAPER

4000

Fundo Municipal de Saúde de Colatina

1800

Semas Ecoporanga

1000

Semas Piuma

1000

Secretaria de direitos humanos e cidadania Vitória

5000

Sec. Municipal de Saúde Venda Nova do Imigrante

90

Ministério Público do ES

4455

Sec. Municipal de Saúde Muniz Freire

2000

Ministério Público do ES

1634

TOTAL

29079

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910