NPJ no projeto Universidade no Cárcere

Alunos do curso de Direito participarão da frente de trabalho coordenada pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo no PSVV (Presídio Semiaberto do Xuri, em Vila Velha). O objetivo da frente de trabalho, composta pelo TJ-ES, Defensoria Pública e o Núcleo de Prática Jurídica da Ufes (NPJ) é prestar atendimento aos apenados no que tange ao acompanhamento processual dos mesmos. Essa é uma das ações do projeto Universidade no Cárcere, projeto de extensão firmado em Termo de Cooperação entre a Ufes, o TJ e a Sejus em 2017. O objetivo do projeto Universidade no Cárcere é possibilitar a interação da universidade com a realidade do sistema prisional, incentivando a realização de pesquisas acadêmicas e de ações de extensão envolvendo presos, egressos, familiares e servidores do sistema prisional capixaba.

A ação dos estudantes da Ufes tem por objetivo auxiliar os apenados e suas famílias no acompanhamento dos processos criminais, dando informações e orientações sobre o andamento dos mesmos. Será coordenada pelos professores do Departamento de Direito Tiago Gonçalves (coordenador do NPJ – Ufes) e Thiago Fabres, e a servidora da Proex, Cinthya Paiva. Esse trabalho já começou a ser feito pelo NPJ-Ufes em 2017, com o atendimento, no Núcleo, dos internos do semiaberto que trabalham na manutenção do campus de Goiabeiras. Agora, com a formação da frente de trabalho, será ampliado para outros internos do sistema, possibilitando mais atendimentos e contribuindo para que o andamento dos processos seja mais rápido e transparente.

O início da frente de trabalho, que estava previsto para fevereiro, foi transferido para abril pelo TJ ES.