Evento reúne Pró-Reitores de Extensão da região Sudeste

Aconteceu nos últimos dias 15 a 17 de Abril, em Aracruz/ES, o 45º Encontro do Forum de Pró-Reitores de Extensão da região Sudeste - FORPROEX SUDESTE, reunindo cerca de 35 representantes das instituições públicas de ensino superior da região. O evento foi realizado por uma parceria entre Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e  Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), teve como tema a Internacionalização da Extensão Universitária -Experiências  e Desafios

A abertura foi realizada na quarta-feira (15), com a presença das presidentes dos fóruns Nacional e Regional Sudeste, Regina Lucia Monteiro Henriques e Ana Catarina Perez Dias, respectivamente; o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, e da Ufes, Reinaldo Centoducatte; os pró-reitores de Extensão do Ifes, Renato Tannure, e da Ufes, Angélica Espinosa Miranda; a vice-reitora da Ufes, Ethel Leonor Noia Maciel; e o representante do Ministério da Educação Thulio Dantas.

Em sua fala na abertura, o pró-reitor Renato Tannure agradeceu a presença de todos e destacou que o diálogo no fórum é bastante estimulante, pois os problemas nas instituições são semelhantes, porém, cada um encontra uma solução original e diferente. “Espero que a gente possa aprender bastante nesse fórum para poder levar para a nossa instituição, que está começando nessa parte de extensão de caráter mais comunitário”, declarou.

Além da recepção e da solenidade, a abertura contou com palestra de Antonio Carlos Moraes, professor do Centro de Educação Física da Ufes e coordenador da Cia de Dança Andora, projeto de extensão que tem como objetivo a formação de professores para atuação direta no ensino do folclore em escolas e comunidades do estado do Espírito Santo. Ele falou sobre o tema principal do evento, relembrando as origens da extensão universitária no mundo e relatando a experiência de viagens e intercâmbios realizados pela Cia Andorra.

Depois da palestra, o grupo se apresentou na área da piscina, mostrando o Ticumbi, o Congo, o Jongo e tirando os participantes do fórum para dançar.

Na quinta-feira (16), o fórum contou com três mesas-redondas com temas como “Experiências na Articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão na internacionalização universitária” e “Inserção curricular das ações de extensão”. Na parte da tarde o representante do MEC, Thulio Dantas, falou um pouco sobre as “Diretrizes do Programa de Apoio à Extensão Universitária – Proext”, e tirou algumas dúvidas dos participantes sobre o edital.

Após, o fórum elegeu Dalva Maria de Oliveira Silva, da Universidade Federal de Uberlândia como a nova coordenadora da regional, tendo como  vice-coordenador o Pró-Reitor da Unicamp, João Frederico da Costa Azevedo Meyer. Também foram definidos os coordenadores das áreas temáticas da extensão, sendo que Angélica ficou como coordenadora da Saúde e Tannure com a coordenação de Tecnologia e Produção. Ambos também dividirão a coordenação estadual do fórum.

Na sexta-feira (17), foram realizadas visitas a projetos de extensão. Uma das paradas foi a aldeia Palmeiras, localizada em Aracruz. Os pró-reitores foram recepcionados por Uwitxa Karaitataendy, o chefe da tribo, que apresentou um pouco sobre os costumes, mostrou as peças do museu, e contou histórias.