Do Projeto Bandeiras à PROEX - História e memória da Extensão na UFES

Em 2018 a extensão universitária da Ufes completou 35 anos. Para comemorar, a Proex está organizando e produzindo uma publicação que contará a história da extensão universitária da universidade. Quem está coordenando a pesquisa (Do Projeto Bandeiras à PROEX - História e memória da Extensão na UFES) é a professora Patrícia Merlo, do Departamento de História, juntamente com seu aluno Igor Dutra. Também atuam na produção da pesquisa as técnicas da Proex Cíntia Costa e Claudia Rangel. O trabalho resultará numa publicação impressa e, também, em arquivos multimídia (vídeos, fotos e áudios), que estarão disponíveis na página da Proex.

Segundo a professora Patrícia Merlo, a extensão é um meio de promover uma educação humanizadora, por isso é tão importante que as ações extensionistas sejam divulgadas e a sua história seja contada e preservada. A Pró-reitora de Extensão, Angélica Espinosa, acrescenta que a extensão universitária realizou, ao longo dos 65 anos da Ufes,  trabalhos relevantes em prol da sociedade capixaba, e que preservar a memória desses trabalhos é uma forma de homenagear a todos os docentes, técnicos e alunos que se dedicam a manter a ponte entre a universidade e a sociedade capixaba.

A equipe já se debruçou sobre o arquivo de fotos e documentos da Proex e, esta semana iniciou o trabalho de entrevistas com coordenadores de projetos, gestores e parceiros da extensão universitária da Ufes. A Proex agradece à Sead, que possibilitou a gravação dos depoimentos no estúdio da secretaria.