Alunos de Engenharia recebem prêmio no VI Congresso Brasileiro dos Engenheiros Sem Fronteiras

Guilherme Saviolo Carmelini Machado

O artigo Implementação de Gerenciamento de Projetos em uma Organização do Terceiro Setor, de autoria dos alunos de Engenharia Civil Guilherme Saviolo Carmelini Machado (foto), Thiago Borin Müller e Paulo Ricardo de Araújo Santos, foi classificado em primeiro lugar no eixo Gestão e Empreendedorismo no VI Congresso Brasileiro dos Engenheiros Sem Fronteiras, realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, de 15 a 17 de novembro. Os autores premiados integram o projeto de extensão Desenvolvimento de Projetos Populares via ONG Engenheiros Sem Fronteira – Núcleo Vitória. O artigo propõe uma metodologia de gerenciamento de projeto baseada no Guia PMBOK do Project Mangement Institute, e descreve as etapas e os impactos da metodologia criada na prática diária da organização.

O projeto de extensão Desenvolvimento de Projetos Populares via ONG Engenheiros Sem Fronteira – Núcleo Vitória, coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia Civil Élcio Alves, tem por objetivo auxiliar a população de baixa renda na construção de casas, fornecendo projetos de baixo custo e propondo soluções para reduzir o desperdício na construção civil.

A Ong Engenheiros sem Fronteira (EsF) é uma organização internacional surgida na França na década de 80, e hoje está presente em muitos países com o objetivo de prover as necessidades de comunidades desfavorecidas e pessoas de todo o mundo por meio de projetos de engenharia. Os núcleos de EsF são desenvolvidos de forma independente um do outro, com níveis de colaboração e desenvolvimento organizacional variados. A maioria das organizações ESF está ligada à academia, com muitas delas sendo lideradas por estudantes. No Brasil existem 17 núcleos já estabelecidos, reconhecidos e em funcionamento (entre eles o EsF - Núcleo Vitória) e mais de 40 grupos em processo de estabelecimento.

O EsF – Núcleo Vitória foi fundado em 2013, e já desenvolveu vários projetos na Grande Vitória, entre os quais:

- Instalação de um sistema de captação de água de chuva na EMEF Edna de Mattos, em Vitória.

- Comunidade Sem Fronteiras - realizado por voluntários da ONG em colaboração com os moradores das comunidades, com o objetivo de proporcionar melhoria na qualidade de vida das pessoas e ter uma comunidade mais unida. O projeto já teve edições na Ilha das Caieiras, em Vitória, e se prepara para realizar uma nova etapa na comunidade do Romão.

- Mirante Jesus de Nazareth - O ESF Vitória foi convidado pelo Palete Parque, uma equipe composta majoritariamente por arquitetos, que visa divulgar, fomentar, projetar e instalar pelas cidades novas formas de utilização do espaço urbano, para participar do projeto de uma área pública de lazer e contemplação no bairro de Jesus de Nazareth.

- Pássaro Branco - projeto em parceria com o Centro Social de Nova Almeida de reforma, e outros projetos necessários para a regularização, adaptação das instalações físicas e orçamento de execução.

- Mulheres Sem Fronteiras – realização de palestras e rodas de conversa a respeito da discriminação e preconceitos existentes com a mulher na engenharia e em outras profissões.