Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

Senhor(a) Coordenador(a)

A solicitação de Certificado de Atividade de Extensão é realizada através de planilha própria - Planilha de Solicitação de Certificado, que deve ser baixada e preenchida conforme as instruções abaixo.

Após o preenchimento, a planilha deve ser enviada pelo coordenador da atividade de extensão, preferencialmente utilizando seu e-mail institucional, ao Setor de Emissão de Certificados, Proex, via e-mail certificado.proex [at] ufes.br ().

A Proex não fornece certificados impressos. Os certificados são gerados e disparados automaticamente para os endereços eletrônicos informados na planilha de solicitação. Além das informações sobre a atividade de extensão, o certificado possuir um QR Code, um código de barras com sequência alfanumérica, que pode ser autenticado no Portal de Autenticar.

As informações contidas na planilha são de inteira responsabilidade do Coordenador da atividade, cabendo à Proex apenas a verificação das adequações quanto à legislação vigente, formatação, registro na Pró-Reitoria de Extensão e devidas aprovações pela Câmara de Extensão.

A emissão do certificado pela Proex está condicionada ao envio e à aprovação do relatório parcial ou final pela Câmara de Extensão.
 

Instruções para preenchimento da planilha de solicitação de certificados de atividades de extensão

Nome do participante: Nome completo, sem abreviações, conforme constante no CPF.

Tipo de documento: (CPF ou passaporte, caso estrangeiro) - Especifique se o documento utilizado for CPF ou passaporte (em caso de estrangeiros);

Número do documento - Digitar o CPF com pontos e hífen (Exemplo: 123.456.789-10); Atenção ao formato do número do documento.

E-mail – O certificado será enviado automaticamente ao endereço informado; Inserir e-mail válido e utilizado; Observar a correta grafia e formato do e-mail.

Tipo de participação na ação de extensão:

  1. Participação em Projetos e Programa: Coordenador; Co-coordenador; Bolsista; Voluntário Interno (docente, discente, servidor); Voluntário Externo.
  2. Participação em Cursos e Eventos: Comissão Organizadora; Ministrante; Participante.

Observação: Havendo participação em mais de uma função, cada uma delas deverá ser lançada em uma linha distinta, assim como o período e a carga horária correspondentes a cada função exercida, respeitando os totais máximos e mínimos e o tempo de duração da atividade.

Tipo de ação de extensão: Especificar se é projeto, programa, curso, evento ou prestação de serviço, conforme consta no registro do Portal de Projetos.

Nome da ação de extensão: Preencher conforme consta no Portal Projetos.

Nº registro no Portal Projetos: Inserir número de registro fornecido pelo Portal Projetos.

Local de realização: Local onde foi realizada a atividade. Em caso de cursos à distância via Ava Extensão, especificar.

Período da participação: Preencher o início e o término do período de participação, obedecendo ao formato dd/mm/aaaa a dd/mm/aaaa; Caso a ação dure apenas um dia, preencher início e término com a mesma data do dia em questão.

Carga horária:

1. Participação em Projetos e Programas:

1.1) Bolsista = 80 horas mensais, obrigatórias. (Conforme contrato assinado com a UFES). Observação: A carga horária máxima por certificado não pode exceder 480 por semestre. Se o período de participação for maior do que 480 horas, deve-se fracionar este tempo tantas vezes quantas forem necessárias e será gerado um certificado para cada período.

1.2) Voluntário = até 60 horas mensais. (Conforme Instrução Normativa 02/2016 -ProEx).

Observação: A carga horária máxima por certificado não pode exceder 360 por semestre. Se o período de participação for maior do que 360 horas, deve-se fracionar este tempo tantas vezes quantas forem necessárias e será gerado um certificado para cada período.

2. Participação em Cursos e Eventos:

2.1) Comissão Organizadora = Pode ter até 25% a mais da carga horária total do evento; Ministrante (carga horária somente do período ministrado);

2.2) Participante.

Observação: Carga horária não pode ser inferior a 8 (oito) e nem superior a 350 (trezentos e cinquenta) horas, para ministrante ou participante. No caso de atividade de extensão com menos de 08 (oito) horas, não será emitido certificado pela Proex, cabendo ao coordenador da ação providenciar a emissão de declaração para atividade de extensão ou documento similar.

3. Coordenador: Coordenador da atividade (Nome completo, sem abreviações) LIVRO* (preenchimento exclusivo Proex - manter em branco). FOLHA* (preenchimento exclusivo Proex - manter em branco). Ementas de Curso: Relação sucinta das ações exercidas na atividade de extensão, quando houver. Não deve exceder 400 caracteres, contando os espaços. Preenchimento obrigatório para cursos e opcional para demais atividades de extensão.

Após o preenchimento, a planilha deve ser enviada pelo coordenador da atividade de extensão, preferencialmente utilizando seu e-mail institucional, ao Setor de Emissão de Certificados da ProEx, através do e-mail certificado.proex [at] ufes.br.

 Os certificados são gerados e disparados automaticamente para os endereços eletrônicos informados na planilha de solicitação. Além das informações sobre a atividade de extensão, o certificado possuir um QR Code, um código de barras com sequência alfanumérica, que pode ser autenticado no Portal Autenticar.

As informações contidas na planilha são de inteira responsabilidade do coordenador da atividade, cabendo à Proex apenas a verificação das adequações quanto à legislação vigente, formatação, registro na Pró-Reitoria de Extensão e devidas aprovações pela Câmara de Extensão.

A emissão do certificado pela ProEx está condicionada ao envio e à aprovação do relatório parcial ou final pela Câmara de Extensão.

Para correções de certificados é necessário enviar a planilha com os dados devidamente retificados e o certificado a ser corrigido em anexo, para que seu código de validação seja revogado.

Recomenda-se informar no e-mail as alterações pretendidas. Caso o certificado não esteja no e-mail informado, recomenda-se verificar a caixa de spam ou outros endereços eletrônicos, se possuir.

Baixe a Planilha para Solicitação de Certificados no anexo abaixo.

Sessão de Emissão de Certificados: telefone: 27 4009-2763

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910